Bacen Analista Área 3 – 2005 – Conhecimentos Gerais
Q. 26
É correto afirmar que:
(a) no modelo keynesiano de curto prazo, a taxa de juros nominal da economia é determinada por fatores reais, enquanto, no modelo clássico, a taxa de juros real é função da demanda de moeda para fins de especulação.
No caso Keynesiano a curva LM é horizontal, portanto ao variar-se a curva IS, não altera-se a taxa de juros. Como variar ou deslocar a curva IS representa alterar fatores reais, a primeira parte da resposta já está errada. Em se tratando da segunda parte da afirmativa, para os clássicos a moeda tem apenas a função de meio de troca, não tendo, portanto, fins de especulação.
Afirmativa incorreta.
(b) quando um banco comercial adquire divisas de um exportador, há destruição de meios de pagamento da economia.
O exportador recebe divisas em moeda estrangeira. Logo se o um banco compra moeda estrangeira de um exportador e paga com moeda local, há criação de meios de pagamento da economia, pois o volume de reais aumenta na economia. Portanto a resposta está incorreta.
(c) Num país importador líquido de capitais, um superávit do balanço de pagamentos em conta corrente implica uma redução de igual valor em suas obrigações líquidas para com não residentes.
Sabe-se que BPTC = - Se, onde:
BPTC = Balanço de Pagamentos em Transações Correntes;
Se = Poupança Externa = Variação da Obrigação Líquida para com não residentes;
Se o país é importador líquido de capitais,
Obrigação Líquida para com não residentes > 0, ou seja, ele acumulou Se ao longo dos anos;
Se existe superávit no BPTC, BPTC > 0;
Como BPTC = - Se, e como Se = Variação da Obrigação Líquida para com não residentes, tem-se que:
BPTC = - Variação Obrigação Líquida para com não residentes. Logo se BPTC > 0,
- Var. Obrigação Líquida para com não residentes > 0 ou
Var. Obrigação Líquida para com não residentes < 0
Então vê-se que se há superávit no BPTC, necessariamente a Poupança Externa será negativa ou a Variação da Obrigação Líquida para com não residentes será negativa, havendo assim redução da Obrigação Líquida para com não residentes.
Resposta Correta!
(d) O modelo de crescimento de Solow sugere que, quanto mais alta a taxa de poupança da economia, mais baixo deve ser o nível de renda per capita no estado estacionário.
Segundo o Modelo de Solow, a Renda per Capta crescerá ao longo do tempo, até se estabilizar no estado estacionário, em função do crescimento do estoque de capital per capto (contribui positivamente), da taxa de depreciação do capital (contribui negativamente) e da taxa de crescimento populacional (contribui negativamente). Sabe-se que quanto maior for a poupança de uma economia, maior também será o investimento, e quanto maior este último, maior será o estoque de capital. Logo a afirmativa está incorreta.
(e) Num país exportador líquido de capitais, usualmente o produto interno bruto apresenta valor superior ao do produto nacional bruto.
Se o país é exportador líquido de capitais, sabe-se que a Obrigação Líquida para com não residentes <> 0 ou RLEE < 0.
Como PNB = PIB – RLEE, e como RLEE <> PIB. Sendo:
RLRE = Renda Líquida Recebida do Exterior;
RLEE = Renda Líquida Enviada ao Exterior;
PNB = Produto Nacional Bruto;
PIB = Produto Interno Bruto.
Logo a afirmativa está incorreta.
GABARITO: Letra C
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.